A mídia dos jovens

Publicação da Agencia de Notícias dos Direitos da Infância (ANDI) em parceria com o Instituto Votorantim reúne os resultados de monitoramento e avaliação do conteúdo jornalístico dirigido a adolescentes e jovens brasileiros. Essa décima edição traz ainda um histórico da mídia jovem no País entre os anos de 1997 e 2006.

Ao longo desse período, constatou-se uma grande evolução na publicação de matérias socialmente relevantes em suplementos – de jornais e revistas – destinados ao público jovem. Em 1997, apenas 24,20% dos textos tinham relevância social. Em 2006, essa taxa subiu para 64,57%.

O documento traz também um ranking com os suplementos que apresentam maior quantidade de matérias com relevância. Em 2006, destacou-se o caderno Pop, do jornal O Popular, de Goiás, seguido de O Gabarito, do Correio Braziliense, o D+, do jornal O Estado de Minas e o Papo-Cabeça, do Correio da Paraíba.

Os assuntos socialmente relevantes mais abordados pela mídia jovem são a educação, cultura, atualidades, trabalho, Informática & Internet, saúde, sexualidade, esportes, mídia, política,  entre outros.

Confira a pesquisa na íntegra.