Unidades de internação de dependentes violam direitos humanos. Há adolescentes nessas instituições

Inspeção em 68 instituições de internação para usuários de drogas revela violações dos direitos humanos. Foram avaliadas unidades em 24 estados brasileiros e no Distrito Federal, entre 28 e 29 de setembro de 2011.

Realizado pela Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia, o levantamento mostrou a ocorrência de violência física, castigos, torturas, intimidações, humilhações, desrespeito à orientação sexual, imposição de credo, violação de privacidade, interceptação e violação de correspondências, entre outras.

Algumas das torturas e humilhações relatadas incluem fazer o interno beber água do vaso sanitário e comer comidas estragadas. Em menor ou maior grau, todas as instituições apresentaram violações de direitos.

Nessas instituições foi constatada também a presença de adolescentes – que deveriam estar em unidades específicas para cumprimento de medidas socioeducativas. Esses meninos e meninas em muitos casos estão afastados de suas famílias, contrariando o que é preconizado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

Para ler o relatório na íntegra, clique aqui