Em julho de 2010 a Associação de Apoio à Criança em Risco – ACER concluiu a fase piloto do Projeto Catalisar.
O projeto foi iniciado no final fevereiro de 2008 com o treinamento de dois funcionários da ACER pela ONG britânica New Economics Foundation, que é a entidade que desenvolveu a abordagem utilizada no projeto. Em julho de 2008 o Projeto Catalisar passou a atender a comunidade da região sul do município de Diadema, que é a região de atendimento da ACER, após um período de preparação de aproximadamente quatro meses.
O Projeto Catalisar é uma estratégia de desenvolvimento territorial que busca impulsionar o desenvolvimento das economias locais, considerando as potencialidades, vocações e características locais, atuando como um catalisador de ações, fomentando, interligando, articulando e mobilizando as pessoas para a estruturação de atividades produtivas em negócios sustentáveis.
O objetivo do projeto é “apoiar pessoas e grupos a transformarem a realidade econômica e social da comunidade”. Os objetivos específicos são:
1) Desenvolver uma economia local sustentável;
2) Apoiar a criação e o desenvolvimento de novos empreendimentos;
3) Aumentar a renda e o bem-estar das pessoas envolvidas direta e indiretamente;
4) Construir uma rede de relacionamento e colaboração entre pessoas;
5) Apoiar o desenvolvimento das capacidades, respeitando as vocações das pessoas.
O projeto apóia o desenvolvimento de idéias e iniciativas empreendedoras dos moradores locais por meio da técnica do coaching – uma prática profissional que fornece suporte para uma pessoa ou um grupo de pessoas com o objetivo de ajudá-las a encontrar caminhos para desenvolver os seus negócios.
Não se trata de um especialista dando conselhos para os seus clientes, mas sim de uma técnica onde o profissional (coach) ajuda o seu cliente a encontrar suas próprias respostas com base em suas vocações, características e paixões.
Além do atendimento de coaching, o Projeto Catalisar trabalhou, durante os dois últimos anos, com parceiros que ajudaram apoiar o desenvolvimento local, dentre os quais destacamos: Banco do Povo – Crédito Solidário – para apoiar o acesso a linhas de microcrédito na região; SEBRAE – para oferecimento de cursos de gestão e empreendedorismo; SENAI – para oferecimento de cursos de costura e modelagem; Fundação Florestan Fernandes – para oferecimento de cursos profissionalizantes para jovens; Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Diadema – para realização de ações de cadastramento de currículos e intermediação de mão-de-obra para a população da região de atuação da ACER.
As seguintes organizações patrocinaram a fase piloto do Projeto Catalisar: Fundação ABN, JPMorgan e Petrobras.
A ação do Projeto Catalisar durante esse período foi avaliada pela PRATTEIN em 2010, buscando-se identificar os pontos fortes e desafios, sistematizar e desenvolver a concepção da abordagem utilizada. As conclusões da avaliação foram sistematizadas em um relatório e contribuíram para o aprimoramento do Projeto Catalisar.