Voltado para jovens brasileiros desempregados, o programa do governo federal ProJovem Trabalhador – Juventude Cidadã oferece cursos de qualificação e formação profissional com o intuito de prepará-los para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda.
Para participar do programa – além de estar desempregado e ter entre 18 e 29 anos – o jovem deve ser membro de família cuja renda mensal per capta não ultrapasse um salário mínimo. O candidato pode estar cursando ou ter concluído os Ensinos Fundamental ou Médio, porém não pode ter curso superior completo ou em andamento.
Durante seis meses os participantes recebem um auxílio financeiro mensal – válido somente para aqueles que comprovarem freqüência em pelo menos 75% das atividades desenvolvidas no mês.
O curso oferecido tem carga horária de 350 horas/aula, sendo 100 horas/aula de Qualificação Social – que abarca inclusão digital, valores humanos, ética e cidadania, educação ambiental, higiene pessoal, promoção da qualidade de vida, noções de direitos trabalhistas, formação de cooperativas, prevenção de acidentes de trabalho e estímulo e apoio à elevação da escolaridade – e 250 horas/aula de Qualificação Profissional.
O programa foi criado em 2005 e reestruturado em 2008.
Saiba mais sobre o Programa ProJovem Trabalhador – Juventude Cidadã no sitewww.projovemtrabalhador.org/