No Brasil, mais de 40% das denúncias de crimes cometidos na internet entre janeiro de 2006 e outubro de 2012 foram relacionadas à pornografia infantil, informa a organização não governamental Safernet. Ao todo, foram registradas 3,1 milhões de acusações contra 463 mil endereços de internet hospedados em 88 países.
Os dados são baseados em estatísticas de sete entidades que possuem canais on-line para acusações anônimas: Polícia Federal, Câmara, Senado, Secretaria de Direitos Humanos, Ministérios Públicos Federais de Minas Gerais e da Paraíba e Safernet.
Outros tipos de delitos denunciados são: incitação a crimes contra a vida (19,2%), racismo (9,4%), intolerância religiosa (7,9%), maus tratos contra animais (7,6%), neonazismo (7,1%), xenofobia (3,9%), homofobia (3,4%) e tráfico de pessoas (0,1%).
O fato de muitos dos sites denunciados serem hospedados em outros países dificulta as investigações e leva as autoridades brasileiras a concentrarem-se nos 2,4% de páginas suspeitas locadas em servidores nacionais.