A melhoria na qualidade dos serviços de saúde está intimamente ligada às relações humanas, aos vínculos estabelecidos entre gestores, trabalhadores e usuários. Alinhada à Política Nacional de Humanização da Saúde (PNH), o governo do Estado de São Paulo lançou, em maio de 2012, a sua Política Estadual de Humanização (PEH).
O objetivo dessa política é estimular uma mudança na cultura no modelo de gestão das organizações da área, fortalecendo a integração, a comunicação e a cooperação entre todos os envolvidos nos serviços de saúde.
A PEH recomenda a instituição de grupos técnicos de humanização responsáveis pela formulação de planos de intervenção – que levem em conta as especificidades e necessidades de cada localidade – e pela disseminação do conceito e da prática de humanização. Para tanto, espera-se que sejam criados espaços participativos de debate, cooperação, proposição de novas práticas e articulação de políticas públicas prioritárias.
De acordo com o PEH, deverão ser promovidas atividades de apoio e formação em humanização que estimulem fatores indispensáveis para o bom funcionamento da rede: a participação responsável e o estabelecimento de vínculos de cooperação e respeito entre gestores, profissionais e usuários dos serviços de saúde.
A Política recomenda também a implantação de um sistema permanente de monitoramento e avaliação que estimule a sustentabilidade das ações, favorecendo o aprimoramento e a disseminação dos resultados alcançados.