Quase 45% dos brasileiros acreditam que preservação do meio ambiente deve ter prioridade sobre o crescimento econômico, revela 3ª. edição de pesquisa realizada pelo Ibope a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Para outros 40% dos entrevistados, é possível conciliar as duas coisas.
De 2010 a 2011, a porcentagem de brasileiros preocupados com o meio ambiente aumentou de 80% para 94%. O problema que mais inquieta é o desmatamento – citado por 53% dos entrevistados –, seguido da poluição das águas, 44%, e das mudanças climáticas, com 30%.
Quando perguntados sobre suas próprias medidas para contribuir para a preservação, a maioria (71%) afirmou evitar o desperdício de água e 58% procuram economizar energia. Pouco mais da metade das pessoas ouvidas afirma estar disposta a pagar mais por produtos “ambientalmente corretos”. Entretanto, apenas 18% declararam dar preferência a produtos “verdes” ou embalagens recicláveis na hora da compra.
O estudo mostra também que muitos brasileiros (48%) ainda não têm acesso à coleta seletiva de lixo. Apesar de 67% dos entrevistados considerarem a reciclagem importante, apenas 59% fazem a separação de seus resíduos.
A pesquisa é dividida em três temas: preocupação com o meio ambiente, mudanças climáticas e coleta seletiva de lixo e reciclagem.