Parcerias entre OSCs e escolas públicas podem promover o fortalecimento da educação integral

Dados de 2022 apontavam que 50,7% das escolas brasileiras não possuíam nenhum estudante na modalidade de educação em tempo integral. Segundo o Censo Escolar 2023, as matrículas em tempo integral no ensino médio chegaram a 21,9%. Esses números indicam que há muito a fazer para que crianças e adolescentes, especialmente os que vivem em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica, tenham acesso à educação em tempo integral.

Organizações do terceiro setor podem ajudar as redes públicas de ensino na disseminação de estratégias de educação integral que contribuam para reduzir o fracasso escolar e fortalecer o aprendizado dos alunos. Há muitas entidades sociais que oferecem atividades educativas e cuidados protetivos no chamado contraturno escolar para públicos em situação de vulnerabilidade social.

Vale destacar que várias organizações da sociedade civil conseguem alcançar territórios e populações nos quais os serviços públicos estatais chegam de forma precária. Parcerias público-privadas bem organizadas, envolvendo Secretarias Municipais de Educação e organizações sociais sem fins lucrativos, podem fortalecer a política de educação integral, alcançando alunos que vivem em condições mais críticas e que frequentam escolas que encontram dificuldades para operar de forma mais efetiva.

É importante destacar o significado do conceito de educação integral. No livro Educação Integral no Brasil – Inovações em Processo, Moacir Gadotti aponta que o conceito de educação integral envolve várias dimensões e vai além da simples extensão do tempo escolar.

Sem desvalorizar a necessidade de ampliação do tempo que os alunos permanecem na escola ou em uma entidade social que ofereça atividades educativas complementares às que são oferecidas pela escola, Gadotti propõe a ideia de uma educação “integral, integrada e integradora” – uma educação organizada como processo multidimensional, articulado a outras políticas setoriais e capaz de aproveitar as oportunidades que os bairros, comunidades e cidades podem oferecer para o desenvolvimento dos alunos.

Acesse aqui informações do MEC sobre educação em tempo integral no Brasil.

Acesse aqui informações sobre educação em tempo integral no ensino médio

Acesse aqui matéria do CENPEC sobre conceitos e caminhos para realização de parcerias entre OSCs e escolas públicas no campo da educação integral