O Consumidor com Preocupações Sociais ao Redor do Mundo

Pesquisa realizada pela Nielsen Holdings em mais de 50 países aponta que dois terços (66%) dos consumidores preferem comprar produtos e serviços de empresas que tenham programas que contribuam com a sociedade. Eles preferem também trabalhar (62%) e investir (59%) nessas empresas.

Os consumidores da América Latina são os mais preocupados: 77% preferem adquirir produtos de corporações socialmente responsáveis, 73% preferem trabalhar nelas e 75%, investir. No outro extremo está a Europa, 55%, 54% e 47% respectivamente.

Já os habitantes da Ásia-Pacífico são os que mais estariam dispostos a pagar um valor maior por produtos e serviços fornecidos por empresas que deem algum retorno à sociedade (55%), seguido do Oriente Médio e África (53%), América Latina (49%), América do Norte (35%) e Europa (32%).

A maior preocupação dos consumidores é com relação à sustentabilidade ambiental. Foi apresentada aos entrevistados uma lista com 18 causas, incluindo as Metas do Milênio estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), e o tópico relacionado ao meio ambiente foi apontado por 66% como uma causa que as empresas deveriam apoiar.

Cinquenta e seis por cento citaram “melhorar treinamento e educação em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática”, 53% apontaram a “erradicação da pobreza extrema e da fome”, 52% “prestar auxílio após desastres naturais” e 50% escolheram “apoiar pequenas empresas e empreendedorismo” e “aumentar acesso a tecnologia”.

A erradicação da pobreza extrema e da fome foi mais citada por moradores do Oriente Médio e África e o apoio a pequenas empresas e empreendedorismo teve destaque na América do Norte. A questão ambiental foi a causa mais sugerida na América Latina, Europa e Ásia-Pacífico.

A pesquisa também relaciona as causa mais citadas por gênero e por idade. Para ler o relatório na íntegra, clique aqui.