Novo modelo de Ensino Médio Integral no Estado de São Paulo

O Centro Estadual de Referência de Ensino Médio (Cerem) é um novo modelo de escola em tempo integral previsto no Programa Educação – Compromisso de São Paulo.

Em 2012, 16 unidades do Estado oferecerão uma jornada ampliada – de seis para nove horas e meia – incluindo três refeições diárias. Inicialmente, serão beneficiados cerca de 8 mil alunos. Para 2013, a previsão é de que 100 novas escolas aderirão ao novo modelo. Em 2014, serão outras 184.

Essas escolas receberão investimentos em sua estrutura e contarão com salas temáticas de português, história, arte e geografia, laboratórios de biologia, química, física e matemática, salas de leitura e informática e recursos audiovisuais, como lousas interativas. Os professores estarão dedicados plena e exclusivamente a uma determinada unidade, o que deve aproximá-los dos alunos.

Além das disciplinas obrigatórias, os alunos poderão optar por disciplinas eletivas de acordo com sua área de interesse. Eles também contarão com orientação nos estudos e ajuda na elaboração de um projeto de vida, ou seja, de um plano para o seu futuro.

Para viabilizar esse novo modelo, o governador Geraldo Alckmin sancionou em janeiro de 2012 lei que institui o Regime de Dedicação Plena e Integral (RDPI) e a Gratificação de Dedicação Plena e Integral – (GDPI) aos professores das Escolas Estaduais de Ensino Médio de Período Integral (Lei Complementar nº 1.164) .

 

Confira aqui apresentação sobre a proposta de Ensino Médio Integral no Estado de São Paulo