Juventude brasileira: desafios e perspectivas

O livro “Juventude e Sociedade: trabalho, educação, cultura e participação”, da Editora Fundação Perseu Abramo, traz uma coletânea de artigos, pesquisas, análises e reflexões que buscam discutir e entender a condição do jovem no tempo atual. 

Há consenso entre especialistas de que atualmente a juventude passa por uma fase de transição extremamente complexa, afetada por uma grave e inusitada combinação de fatores como o acirramento da violência e o aprofundamento da crise de trabalho e emprego. 

A alta polarização na distribuição de renda no país tem gerado formas muito diferenciadas de acesso dos jovens aos serviços sociais básicos, reforçando a vulnerabilidade especialmente entre os brancos pobres e os afrodescendentes. As limitadas condições de acesso a uma educação de qualidade e ao mercado de trabalho ampliam os contingentes de jovens sem atividade definida. 

Como afirma o texto de apresentação da publicação, os artigos reunidos no livro “podem contribuir para que – ao falar da juventude de hoje – se evitem as simplificações fáceis, as comparações preconceituosas e as generalizações infundadas”. E, sobretudo, para estimular a formulação de políticas e programas que proponham formas inovadoras de inserção social e desenvolvimento profissional para esta faixa etária. 

Referência bibliográfica: Regina Novaes e Paulo Vannuchi (orgs.). Juventude e sociedade: trabalho, educação, cultura e participação. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2004.