Jovens da classe C do Rio de Janeiro movimentam, somente com seu próprio salário, cerca de R$ 5 bilhões por ano, revela pesquisa realizada pelo Instituto Data Popular em 2012. Encomendado pela rádio Beat98, o levantamento traça um perfil dos cariocas entre 15 e 25 anos de idade, pertencentes à nova classe média.
Esses jovens – que, no total, somam 3,5 milhões de indivíduos – têm melhores condições que seus pais, são mais escolarizados e possuem empregos melhores. Eles representam cinco em cada dez universitários cariocas. Na capital fluminense, 58% dos consumidores da faixa etária estudada pertencem à classe C. A média brasileira é menor: 53%.
Dentre os dois mil entrevistados, 44% possuem poupança, 70% utilizam cartão de débito, 69% de crédito e 54% possuem cartão de loja. Eles também ajudam financeiramente em casa e têm papel decisivo no consumo familiar: 23% fazem as compras de mês, 22% pagam contas e 64% são responsáveis pelas compras de itens de tecnologia.
Eles não gostam de acumular dívidas (67%) e valorizam ofertas e produtos com desconto na hora da compra (80%). Os itens preferidos são vestuários e acessórios, comidas, lanches e DVD´s. Suas compras são feitas em lojas (62%) de rua e em shoppings (56%).
Entre as intenções de compra, 28% dos entrevistados pretendem obter um carro, 27% querem adquirir o primeiro imóvel e 58% têm a intenção de viajar a lazer.
A internet tem grande importância na vida desses jovens: 79% têm acesso à rede, 50% consideram-na como principal fonte de informação, 61% acessam as redes sociais. Já os jornais são lidos, semanalmente, por 55% dos entrevistados.
A educação é o principal sonho citado pelos entrevistados. Em seguida, vem trabalho, moradia, família, dinheiro e felicidade.