Caminhos para garantir os direitos de crianças e adolescentes

Lançada pela Fundação Itaú Social, a publicação “Inspirações e Articulações: buscando caminhos para garantir os direitos da criança e do adolescentetraz relatos de boas práticas desenvolvidas em cinco municípios do país, que tiveram seus projetos selecionados nos Editais de Apoio aos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente organizados pela Fundação.

A finalidade da publicação é levar informações aos municípios brasileiros que os ajudem a disseminar experiências exitosas de educação integral e proteção social direcionadas a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

O primeiro relato apresenta os passos percorridos pelo Conselho Municipal de Timóteo/MG para a realização de um amplo diagnóstico dos problemas que atingem crianças e adolescentes residentes no município, e da situação da rede local de serviços e programas direcionados a esse público. O diagnóstico orientou o Conselho na formulação de um Plano Municipal Decenal.

Os três relatos seguintes apresentam experiências inovadoras de educação integral e proteção social, conduzidas por organizações da sociedade civil sem fins lucrativos. Elas acontecem em municípios de diferentes portes e com diferentes perfis socioeconômicos – São Vicente/SP, João Pessoa/PB e Poço de José de Moura/PB. As três experiências apontam possibilidades que as práticas de educação integral e proteção social, conduzidas em parceria com escolas públicas, apresentam para a melhoria da trajetória escolar e do desenvolvimento de capacidades de crianças e adolescentes que residem em territórios vulneráveis.

O último relato apresenta uma experiência desenvolvida em Poços de Caldas/MG na área da inclusão escolar de crianças e adolescentes com deficiência. Conduzida por uma organização não governamental que atua em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a experiência mostra como as escolas podem ser apoiadas e qualificadas para promover o aprendizado das crianças com deficiência, e revela também que a inclusão dessas crianças nas escolas contribui para o desenvolvimento de capacidades para a vida e para a convivência social em todos os membros da comunidade escolar.

Para a elaboração dos relatos a Fundação Itaú Social contou com a consultoria técnica da Prattein.

Acesse aqui: Inspirações e Articulações – buscando caminhos para garantir os direitos da criança e do adolescente