31/05/2018
Estudo publicado pela Fundação Carlos Chagas buscou avaliar o impacto do Bônus de Desempenho Educacional – incentivo pago aos funcionários das escolas da rede estadual de Pernambuco mediante o cumprimento de metas educacionais preestabelecidas.
O objetivo do estudo foi verificar se a política de bonificação adotada propiciou um melhor desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática entre 2008 e 2012. A metodologia comparou escolas que adotam a política de bonificação com outra que não dispunha dessa política.
Os resultados apontaram que as escolas que adotaram a política de bonificação apresentaram resultados de aprendizado dos alunos mais elevados.
Ao mesmo tempo, ficou evidenciado que a melhoria do desempenho induzida pelo bônus não se manteve constante ao longo do tempo, ficando clara a existência de um desafio para que as escolas que alcançaram patamar mais alto de aprendizado dos alunos possam perpetuar esse desempenho. Além disso, variáveis como o grau de motivação e o nível de capacitação dos professores, assim como a qualidade da infraestrutura das escolas, são citadas no estudo como capazes de influenciar os resultados.
Assim, embora tenha constatado alguma influência positiva dos incentivos salariais no alcance de metas pelos professores, o estudo indica que a sustentação e ampliação da eficácia dessa estratégia dependem de sua articulação com outros fatores que afetam a qualidade da educação básica.
Acesse aqui o estudo: Impacto da bonificação educacional em Pernambuco, Furtado, C.S.V. e Soares, T.M, Estudos em Avaliação Educacional, Fundação Carlos Chagas: São Paulo, v. 29, n. 70, p. 48-76, jan/abr, 2018.