Ensino Médio: Mapa da desigualdade em São Paulo

Estudo da Rede Nossa São Paulo apresenta o quadro da desigualdade na cidade de São Paulo em diferentes áreas: cultura, educação, esporte, saúde, trabalho e renda, habitação, assistência social, meio ambiente, transporte e violência.

Parelheiros e outras cinco subprefeituras do município tiveram índice zero de abandono no Ensino Médio em escolas da rede privada em 2005. A subprefeitura de Vila Maria/Vila Guilherme contou o maior índice de abandono, 1,17%.

Na rede pública, a menor taxa de evasão escolar foi registrada em Santana/Tucuruvi: 3,44% ou 464 em números absolutos. A maior proporção ocorreu na subprefeitura Cidade Tiradentes, 11,81%, ou seja, 1.337 abandonos. Os números são do Censo Escolar/INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais)

De acordo com o Centro de Informações Educacionais (CIE) e a Secretaria de Estado de Educação, Jabaquara e outras duas subprefeituras contaram índice zero de distorção idade-série. Em Capela do Socorro, por outro lado, a taxa chegou a 5%, o que equivale a 118 alunos estudando em séries que não eram adequadas à sua idade.

Na rede pública, os números são alarmantes. A menor incidência de distorção idade-série foi notada na Mooca, onde 3.287 alunos, 18,1% do total, estavam em séries inadequadas. Na subprefeitura Cidade Ademar o índice chegou a 43,15%, ou seja, 6.053 em números absolutos.

Para conferir outros números sobre educação em São Paulo, leia a pesquisa na íntegra .