Demógrafo defende que mudanças nas famílias levarão à era do Pós-Familismo

As mudanças demográficas ocorridas nas últimas décadas levarão a sociedade a uma era de Pós-Familismo semelhante à descrita por Aldous Huxley no livro “Admirável Mundo Novo”, defende o demógrafo americano Joel Kotkin, autor do relatório internacional “A Ascensão do Pós-Familismo”.

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo (25/12/2012), Kotkin afirma que os indivíduos estão se identificando mais com o grupo ao qual pertencem e menos com a família. Em “Admirável Mundo Novo”, publicado em 1932, Huxley narra um futuro em que os conceitos de pai e mão já não são usados e são vistos como vulgares.

De acordo com o relatório de Kotkin, os moldes familiares como eram conhecidos não devem retornar. “As forças moldando a nova realidade – competição econômica, a educação e avanço das mulheres e forças ambientais – continuarão a moldar o futuro tanto de sociedades de alta renda assim como de muitos países em desenvolvimento”.

Alguns especialistas ouvidos pelo jornal discordam da visão extremista de Pós-Familismo de Kotkin. Eles defendem que família não está chegando a seu fim, o que ocorre é uma maior diversidade nos seus moldes – como famílias monoparentais, com pais do mesmo sexo etc.

 

Para ler o relatório (em inglês) na íntegra, clique aqui.