O guia “Conhecer para Transformar”, elaborado pela Prattein com a colaboração da Interage, auxilia os Conselhos Municipais dos Direitos do Idoso no diagnóstico dos problemas que atingem a população acima dos 60 anos, na análise das condições e capacidades disponíveis no município para enfrentar esses problemas e na elaboração de ações que garantam os direitos previstos no Estatuto do Idoso.
Os municípios brasileiros ainda não possuem o hábito de realizar diagnósticos. Os serviços voltados aos idosos tratam as demandas conforme elas aparecem, muitas vezes sem aprofundar a análise dos motivos que levam às demandas. Ao realizar um diagnóstico orientado, os Conselhos dos Direitos do Idoso podem criam fundamentos sólidos para propor e formular aprimoramentos e avanços nas políticas locais e para buscar novos recursos e gerir com mais propriedade o Fundo dos Direitos do Idoso.
O Guia está dividido em cinco etapas:
– Avaliação do conselho e formação da comissão municipal de diagnóstico e planejamento
– Levantamento e análise de dados e informações sobre as características básicas do município e de sua população idosa
– Mapeamento e análise do Sistema de Garantia de Direitos e dos problemas e violações que atingem a população idosa no município
– Formulação de propostas de ação para o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos da pessoa idosa no município
– Inclusão de programas de trabalho no orçamento municipal