A Prattein selecionou uma série de cartilhas sobre como entender e enfrentar a violência e promover a cultura de paz nas escolas:
Violência na escola: cartilha Conte até 10 – Voltada aos professores de todo o Brasil, a cartilha “Conte até 10 na Escola”, elaborada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), traz propostas de planos de aula que tratam sobre o tema da violência dentro e fora da sala de aula.
CNJ explica o bullying – Cartilha do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) auxilia o leitor a compreender o fenômeno bullying, agressão intencional e reiterada – que pode envolver violência física ou psicológica – perpetrada contra um ou mais indivíduos vulneráveis.
Paz, como se faz? – Manual da Associação Palas Athenas propõe atividades que envolvem também as famílias e a comunidade.
Prevenção da Violência e Educação para a Paz – Desenvolvida pela Prattein, cartilha reúne idéias, informações e sugestões recolhidas em estudos, pesquisas e projetos.
Proteção Escolar e Promoção da Cidadania – Manual da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo esclarece diversas questões relacionadas à violência na escola e estabelece as ações que devem ser tomadas em diferentes situações.