Boa Prática: Associação Saúde Criança

Após receberem alta da internação hospitalar, muitas crianças que vivem em situação de extrema pobreza acabam doentes novamente, aumentando os casos de reinternação. Evitar que isso ocorra é o objetivo da Associação Saúde Criança, fundada pela pediatra Dra. Vera Cordeiro em 1991.

Para atingir esse objetivo, a associação acompanha as crianças e suas famílias – mesmo após a alta – e oferece uma série de benefícios, como cursos profissionalizantes, palestras educativas, orientações e assistência especializada nas áreas de Psicologia, Psiquiatria, Nutrição.

Para nortear o acompanhamento, uma equipe de atendimento elabora um Plano de Ação Familiar – que engloba saúde, moradia, cidadania, profissionalização e educação – e estabelece responsabilidades e prazos de execução. Mensalmente, o responsável pela criança deve comparecer à associação para que a evolução da família seja avaliada e registrada.

A associação zela para que essas famílias possam viver dignamente, para que tenham documentação básica, moradia com condições mínimas de habitação – caso necessário, são feitas reformas com material doado –, geração mínima de renda, acesso aos benefícios do governo, acesso à educação etc.

Também são realizadas doações de alimentos, filtros de água, medicamentos e equipamentos médicos – quando necessário – material escolar, roupas, brinquedos, fraldas, preservativos, entre outros.

A associação é reconhecida internacionalmente e possui franqueados no Brasil – Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Recife, Goiás, Santa Catarina, Rio Grande do Sul – e nos Estados Unidos (Nova York).

Para saber mais, acesse www.saudecrianca.org.br