Estudo do Observatório de Saúde em parceria com o Programa de Estudos Avançados em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde (PROAHSA) levantou bases de dados e informações sobre violência em instituições hospitalares da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP).
O objetivo do estudo foi realizar um diagnóstico da violência na RMSP e propor ações para solucionar os problemas encontrados.
Durante o levantamento dos dados foram encontrados diversos obstáculos, principalmente relacionados à divergências de informações em diferentes instituições, já que os registros são feitos de acordo com interesses específicos de cada uma delas.
No caso da violência contra crianças e adolescentes, foram encontradas dificuldades no levantamento de informações dos Conselhos Tutelares, já que as notificações são preenchidas de forma não padronizada e armazenadas de maneira inadequada, o que muitas vezes causa a perda de documentos. Além disso, observou-se que eles não costumam seguir o fluxo pressuposto entre os órgãos judiciais e de administração pública.