Pesquisa: Alunos da rede estadual de SP passam de ano sem aprender matéria

Quarenta e seis por cento dos alunos da rede estadual de São Paulo admitem ter passado de ano sem aprender a matéria ensinada, revela pesquisa realizada pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp). O levantamento aponta os principais problemas no ensino do Estado, como falta de segurança, falta de professores e alunos desrespeitosos.

Em todos os grupos ouvidos (pais, professores e alunos), a segurança apareceu como a primeira preocupação: 57% dos professores e 70% dos alunos consideraram a própria escola violenta. Quase metade dos professores (44%) e 28% dos alunos declararam ter sofrido algum tipo de violência dentro da escola.

A maior parte dos entrevistados (63% dos professores, 94% dos pais e 74% dos alunos) revelou-se contra a Progressão Continuada, sistema de ensino dividido em ciclos e não séries. Em cada ciclo o aluno deve aprender determinadas habilidades e competências e, dentro dele, não há repetência.

Ao todo, foram realizadas 2.100 entrevistas (700 professores, 700 alunos e 700 pais ou mães, distribuídos em todas as regiões de São Paulo).

Leia aqui a pesquisa na íntegra .