Crianças e adolescentes: garantia de direitos e construção da subjetividade

O objetivo deste artigo é descrever a construção da rede de proteção de crianças e adolescentes na cidade de Diadema e o modo pelo qual esse processo se transforma numa ferramenta pedagógica, capaz de despertar o sujeito para a autonomia, a criatividade e a capacidade de fazer escolhas. Nesse cenário, emerge uma nova concepção de homem público e de cidadania, uma forma de “competência politizada […] em oposição à cultura tecnocrata em seu viés despolitizado” (Manzini-Covre, 1996:77). Uma outra questão é a busca dos motivos que conduzem determinadas crianças e adolescentes a transformar em vantagens as fragilidades do seu cotidiano. Quais seriam as bases da renovação das biografias e da construção de caminhos bem sucedidos em pessoas submetidas a revezes de tal monta que poderiam facilmente aniquilá-las? Acreditamos que o conteúdo central dessas categorias e questionamentos deve se circunscrever na ética da amizade ou na política da vida.  

Fonte: Mudanças de sentido, sujeitos e cidadania, org. por MANZINI-COVRE, Maria de Lourdes. São Paulo: Ed. Expressão e Arte, 2006, pg. 55 a 85. 

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